1.9.11

OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Somar é a primeira operação matemática que se aprende, a que temos mais facilidade e que gostamos mais.
É só puxar pela memória que vem a recordação: aprendemos a somar treinando diversas vezes c/ palitos, giz, riscando no cantinho do caderno e por aí vão as técnicas pessoais. Mais tarde, quando já craques, somamos brinquedos, dinheiro, carros e casas...
Há quem aprendeu somar pessoas inclusive!
Aí já é multiplicação, que também é fácil de aprender: é só somar várias vezes a mesma coisa.
A segunda operação que aprendemos é a subtração. Começa a ficar estranho, principalmente quando tem que pedir emprestado do "vizinho", digo, "casa decimal ao lado".
Ninguém gosta mais de diminuir do que somar. Somar é mais vantajoso!
Quando chega na divisão é quase um desespero, que vem a piorar quando "sobra um resto". É que ninguém entende p/ onde ou p/ quem vai ficar o resto. Resto é resto...
A dificuldade no aprendizado não aparece à toa, mas o ser humano rejeita a prática de aprender corretamente.
Quando se aprende a dividir e sabe-se onde deve ficar o resto, entenderá que é o mesmo que somar p/ alguns mantendo a quantidade de outros sem necessariamente subtrair de alguém, ou seja, é o mesmo que somar igual para todos; entenderá também que somando os restos teremos mais um inteiro divisível. A vantagem pode ser ainda maior e o resultado final também é uma soma, a da satisfação geral.
Esta operação também poderia ser chamada de soma distribuída ou então se tornar a quinta operação a ser ensinada.
Com esta visão, com certeza a matemática daria mais resultados.
Talvez fosse dispensável aprender contas de dividir e todos continuariam felizes a somar palitos, brinquedos, dinheiro, carros e casas, porém não somente para si.
Somar pessoas? Somente se for nas mídias sociais, para a propagação do bem maior!





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